28 de junho de 2011

mais um fim-de-semana agradavelzinho

pois é, mais um fim-de-semana daqueles. o destino foi a sertã ! e foi muito giro! muito calor, muita gargalhada e muito boa companhia!!!!
a palavra mais utilizada foi mini....

minis na sexta à noite


e no sábado


a sertã é uma vila bonita, com o rio no meio, e o que eu gosto de aldeias ou vilas com riachos, ladeados de árvores e pontes antigas. adoro!



às 11 da manhã já estavam 34º. sim 34º. o máximo que o carro marcou que eu tenha visto foram 39º às 4 da tarde.
almoçámos no hotel da montanha, 4 estrelas. não podiamos ter pedido melhor vista. estavámos sobre a barragem do cabril com o deslumbrante azul do rio zezere ao fundo! espectacular! adorei. não conhecia bem esta zona de pedrogão grande e pedrogão pequeno.


depois fomos ate à igreja matriz que também é deslumbrante, mas porreiro mesmo era o padre! epá as missas daquele homem devem ser uma animação e nada enfadonhas. acho que pela primeira vez gostei de ouvir uma visita guiada sem ter aquela sensação de que ligamos para um serviço qualquer com atendimento automatico em que tudo soa a texto decorado e sem vida, se lhe doi o pe escolha 2, se é o bracinho, escolha 4, se lhe doi o rabinho escolha zero para falar com um operador...... aprendemos a beber imperial agarrando o copo apenas pelo topo e pelo fundo com 2 dedinhos apenas! ora experimenta lá a colocar o dedo grande no rebordo em cima e o mendinho no fundo, com os 3 dedos que restam dobrados?!?! conseguiram???? é que assim não aquecem a imperial! daaahhhh o padre é que sabe....
o padroeiro era são pedro e eu estive quase a fazer uma pergunta daquelas que ninguem está à espera.... mas não fiz. no último livro que li há uma referencia que no vaticano estão os ossos de todos os santos e santas e que quando uma igreja é erguida no mundo e escolhido o padroeiro, é-lhes enviado um pequeno pedaço de osso, ou das vestes desse santo. e eu só queria perceber se é verdade ou mentira..... mas não tive coragem....





a tarde terminou dentro de água no trizio, na praia fluvial, onde estava um café com mapas militares e estive a perceber onde estávamos e as distancias que tinhamos percorrido! a agua estava morna, parecia aquecida. uma pessoa rejuvenesce com dias assim. o calor passou de imediato!
terminámos  com um jantar no famoso restaurante da sertã que recomendo vivamente, e este já conhecia, que se chama ponte velha. pratos tipicos temos maranhos e bucho. eu fiquei pelo ultimo porque não gosto dos maranhos. para sobremesa comemos cartucho que é um doce tipico, parece um mini corneto, recheado de ovos moles!!!! uma maaaaaaravilha!
passamos um dia fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário